Ubá Mais Sustentável

A união de entidades locais e do poder público em busca do desenvolvimento


Iniciado em 2014 o Programa Ubá Mais Sustentável, uma parceria do INTERSIND com o SEBRAE-MG, a ADUBAR (Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região), Associação Comercial – ACIUBÁ, Prefeitura de Ubá, Superintendência Regional de Ensino, entre outras entidades locais, onde projetos são expostos pelos parceiros, com o objetivo de cooperação para desenvolvimento local em questões de economia, sociedade, meio ambiente e cultura.

O projeto tem como meta principal a constituição de uma rede de atores comprometida com o desenvolvimento sustentável de Ubá e como produto desse processo, o Plano de Futuro.

A metodologia do projeto teve como premissa principal a educação emancipadora do sujeito, capaz de garantir a autonomia dos envolvidos na transformação de sua realidade socioambiental. Sujeitos que foram provocados a transformar, criticamente, seus sonhos, desejos e necessidades em ações mais efetivas sobre sua realidade, passando a ser não mais apenas beneficiados por ações filantrópicas e pontuais, mas geradores e corresponsáveis pelo desenvolvimento e continuidade dos projetos de mudança. Todo o processo percorrido pelo grupo fundamentou-se no empoderamento do grupo, buscando a autonomia na caminhada rumo a uma Ubá Mais Sustentável. Do primeiro ao último encontro, existiu o que se pode ter de melhor em um processo de mobilização social: a determinação e o foco.
Hoje, pode-se dizer que o Grupo Cooperação por uma Ubá Mais Sustentável – GRUPUS- é legítimo, autônomo e organizado conforme regimento criado de forma horizontal e participativa nos encontros.

Em 2014/15 o foco foi o trânsito, já em 2016 o grupo optou por trabalhar com a agricultura familiar, passando a se reunir a cada 15 dias, com objetivo de buscar melhorias para os agricultores e produtores rurais.