Um pouco mais sobre a nossa ONG !

19 anos em prol do desenvolvimento


19 anos em prol do desenvolvimento

       A história da ADUBAR se confunde com a própria história do desenvolvimento do município de Ubá. Em 1996, com o apoio da Prefeitura de Ubá, foi realizado o Diagnóstico Municipal, parte integrante do PRODER – Programa de Emprego e Renda, desenvolvido pelo Sebrae MG, que atuou como estimulador de ações direcionadas ao aproveitamento de novas oportunidades de geração de emprego e renda, bem como ao fortalecimento das empresas já existentes no município, permitindo o Diagnóstico Municipal conhecer a situação socioeconômica local e identificar problemas e potencialidades.

        Quando a ADUBAR completou seus 15 anos, inúmeros projetos realizados e apoiados pelos parceiros foram focados nas ações em prol do desenvolvimento de Ubá e região, sendo elas voltadas para a geração de emprego e renda ou para as áreas da saúde, educação, meio ambiente, cultura, entre outras. Realizando também ações históricas para o desenvolvimento da Zona da Mata, como o 1º Fórum de Desenvolvimento  “Acorda Zona da Mata”, em 1999, que teve a presença de políticos e autoridades de todos o Estado.  A agência apoiou, em parceria com o INTERSIND e o SEBRAE, a criação do 1º grupo de exportação de Ubá, a MOVEXPORT, em 1998, e o 2º grupo, MINAS FURNITURE, em 2004.

Incluindo outras iniciativas da ADUBAR que perdura até hoje é o projeto “Tá Limpo, Pode Chegar”. Criado em 2000, num período em que os municípios sofriam com a infestação do aedes aegypti, foi realizado um mutirão de limpeza nas ruas eliminando os focos do vetor. A campanha teve repercussão no município levando as prefeituras próximas a realizar mais uma etapa do mutirão de limpeza, com ajuda da população, empresas e entidades parceiras.  

Essas ações só são possíveis com a colaboração dos nossos parceiros (Prefeitura de Ubá, Jacar Pneus, Aciubá, Intersind, Jornal O Noticiário, Revista In, SEBRAE, Unimed-Ubá e Certa Soluções) que acreditam na nossa causa.  
Atuando sempre em uma tríade – poder público, iniciativa privada e terceiro setor – estaremos sempre juntos, trabalhando com intuito torná-la cada vez melhor.

 Continuem acompanhando nossa linha do tempo e saiba mais sobre nossa ONG.
(foto: Cleverson Montanha)

                                                       Por Mariana Marques - Assessora de Comunicação da Adubar