Valorização da cultura regional

Documentário “Mazurkas”, uma clássica história brasileira


Documentário “Mazurkas”, uma clássica história brasileira 

O documentário “Marzukas” retratou a vida, as dificuldades e superações do músico Gilson Venâncio, amante da música clássica. De origem humilde, veio para Ubá ainda criança, residindo no bairro do Tanquinho. As gravações foram realizadas entre os meses de abril e junho de 2011.

Além do músico Gilson, um adolescente com um talento extraordinário, dedicado e com gosto apurado para a música, o documentário apresenta a história de sua mãe, Neide Venâncio, uma mulher simples e um exemplo de ser humano, sempre incentivando os sonhos de seu filho.

Os parceiros que participaram do documentário foi a Prefeitura Municipal de Ubá, através da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Arte e Cidadania na Escola, a ADUBAR – Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região, a Fagoc – Faculdade Governador Ozanan Coelho e o Instituto FAGOC.

Este é mais um projeto que demonstra a preocupação da ADUBAR em valorizar a cultura regional

 

Documentário “RESPOSTA DO ORIENTE

O documentário “RESPOSTA DO ORIENTE” retratou a fé, a devoção e a renúncia daqueles que realizavam a Folia de Reis. Filmado nas cidades de Ubá, Visconde do Rio Branco e Juiz de Fora, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, o curta emocionou a todos. Retratando a vida dos membros do Congado, da Charola de São Sebastião da cidade de Ubá e contou com a presença muito especial do músico mineiro, Marcelo Lopes, que era violeiro e estava elaborando uma tese em etnomusicologia sobre a Folia de Reis em Juiz de Fora.


O documentário é importante, pois foi resgatado um capítulo da cultura popular dando voz aos seus verdadeiros protagonistas e deixando um registro para as gerações futuras do que é essa riqueza cultural brasileira, sendo um fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Fagoc de Educação e Cultura, ADUBAR – Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região e a Faculdade Governador Ozanam Coelho.

Mais uma vez a ADUBAR apoia a valorização da cultura regional.