Adubar

DESCRIÇÃO DA REALIDADE:

O que pode se observar nas ruas do centro de Ubá, durante o dia, é um acúmulo de materiais oriundos das lojas e residências, que são colocados fora do horário da passagem do caminhão de limpeza urbana, muitas vezes por falta de espaço interno para acondicionar o material e também falta de conhecimento, uma vez que a cidade possui uma associação de catadores que atua na coleta seletiva. Outro ponto que preocupa é a atuação de moradores de rua e também de catadores de recicláveis que retiram todo o lixo dos containers para selecionar o que é rentável e não retorna com todo o lixo para dentro nos containers. Prejudicando ainda mais a manutenção das limpezas das ruas. O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo.

Para que o objetivo seja atingido é preciso educar a população sobre a importância da participação dela nessa ação. Educar envolve sensibilizar e mobilizar pessoas por um bem comum. Desta forma teremos êxito neste projeto.

JUSTIFICATIVA:

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.

Com o passar dos anos o lixo mudou muito. Até a metade do século xx o lixo não significava um problema, por ter sua maior parte formada por material orgânico, restos de frutas, verduras, e de animais sendo que tudo isto e degradável pela ação da natureza. O lixo era menor e facilmente transformado pelo meio ambiente em nutrientes para o solo. As cidades foram crescendo, reduzindo espaço de moradias e o tempo do cidadão. Que com isso passou a comprar produtos embalados, alimentos entre outros produtos, passando a fazer parte da vida cotidiana das pessoas, parecendo ser a solução perfeita, a chegada dos supermercados, comida pronta, leite longa vida. Mas tudo isto passou a ser também montanha de embalagens, caixas, saco plástico, isopor, sacola, latas e etc. com o aumento desses materiais que iam parar no lixo, já não era tão fácil a natureza degradar e colocar novamente no ciclo da vida. Surgindo assim o problema com o lixo urbano.

O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, agravando ainda mais no período de chuva, onde a cidade sofre com enchentes.  Fato este ocorrido de forma assustadora no ano de 2020, onde a cidade de Ubá foi atingida por três enchentes seguidas.

Apesar de Ubá possuir uma associação de catadores que atua na coleta seletiva de matérias recicláveis, a maioria do lixo recolhido pela empresa de limpeza urbana é enviado para um aterro sanitário em Juiz de Fora, o que demanda um alto custo para prefeitura. No ano de 2009 a Prefeitura de Ubá lançou a coleta seletiva em todo o município, disponibilizando um caminhão para a coleta do lixo seco, mas o trabalho de conscientização de porta em porta não aconteceu, e o projeto não prosperou.  Para se obter êxito num projeto de educação ambiental é preciso primeiro orientar o público alvo, e a orientação precisa ser de porta em porta. E para que isso aconteça é preciso que uma equipe seja contratada, por tempo determinado, para fazer as visitas em todo comércio e residências localizados nas ruas que o projeto abrangerá. Além disso, é preciso disponibilizar material explicativo informando o horário da passagem do caminhão da coleta seletiva e o tipo de material que será recolhido. E somente depois da conscientização e do alinhamento entre Secretaria do Ambiente e Mobilidade Urbana, Associação de catadores e da empresa responsável pela coleta do lixo doméstico que as metas serão atingidas.

Importante destacar que o projeto Educação Ambiental – Centro Comercial de Ubá atuará nas principais ruas do comércio, onde também possui um número elevado de prédios residenciais. Após trabalhar esse território, teremos uma nova etapa que irá abranger outras ruas da cidade.

Com a execução desse projeto, Ubá terá um centro comercial mais limpo, evitará o acúmulo de lixo nos bueiros que, consequentemente, ajudará na prevenção de enchentes, evitando assim perdas para os lojistas e a associação de catadores de recicláveis terá um aumento na sua renda, levando mais qualidade de vida aos catadores.

Objetivos do projeto:

  • Objetivo Geral: Implantar a coleta seletiva no centro comercial de Ubá, com o foco nos lojistas e moradores da região onde o projeto irá abranger. O que evitará o acúmulo de lixo nas ruas, ajudando assim na prevenção de enchentes, evitando perdas para os lojistas, e reduzindo assim o valor que a prefeitura paga para encaminhar o lixo para o aterro sanitário de Juiz de Fora.

Objetivos específicos:

  • Contratar uma equipe que ficará responsável pelas visitas no comércio e nos prédios residenciais localizados na área em que o projeto abrangerá;
  • Criar o material de divulgação que será disponibilizado aos lojistas e moradores dos predios;
  • Confeccionar camisas de uniforme para identificação da equipe responsável pelas visitas in loco.
  • Implantar a coleta seletiva nos prédios localizados na área em que o projeto abrangerá;
  • Fechar parceria com a associação de catadores para o recolhimento de todo material seletivo.

Metas e indicadores:

Meta: Visitar cada comerciante e morador da região que o projeto abrangerá. Criação do material de divulgação; fechar parceria com as empresas administradoras de condomínios para a implantação da coleta seletiva nos prédios.

Futuro de projeto:

O projeto terá continuidade mesmo após o término da contratação da equipe de mobilização e sensibilização. A Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região – ADUBAR, continuará na articulação com os parceiros do projeto e na coordenação das ações juntamente com a Reciclau que é a Associação de Catadores, a Secretaria  Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana, a ECP que é a empresa responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo no município, a ACIUBA que é a representante dos comerciantes e as administradoras de condomínios.

Educação Ambiental – Centro Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *