Adubar

Criado em 2007 o projeto ECOPONTO foi viabilizado para dar continuidade a um trabalho de sucesso que a Agência de Desenvolvimento de Ubá e região (ADUBAR) juntamente aos parceiros vinha desenvolvendo na cidade.

Criado em 2007 o projeto ECOPONTO foi viabilizado para dar continuidade a um trabalho de sucesso que a Agência de Desenvolvimento de Ubá e região (ADUBAR) juntamente aos parceiros vinha desenvolvendo na cidade.

Preocupada com a preservação do meio ambiente e proteção à saúde pública, principalmente ao risco eminente da proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), o ECOPONTO tem o objetivo de retirar do meio ambiente, pneus que não servem para nenhum processo de reforma dando assim a destinação correta a estes materiais.

Através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Ubá e a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) o ECOPONTO, que hoje fica localizado na rodovia MG-447 Ubá/Visconde do Rio Branco, na entrada para Ubá Pequeno, recebe pneus de diversas empresas da região e da comunidade em geral e posteriormente os encaminha para serem reciclados. O material produzido pode ser reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de asfalto ecológico, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

A partir deste ano a ADUBAR vem buscando parcerias com as prefeituras vizinhas para que o ECOPONTO seja o ponto de referência para a coleta de pneus na região. Atualmente as prefeituras de Ubá, Visconde do Rio Branco, Rodeiro, Tocantins, Guiricema e Ervália integram o projeto dando destinação correta aos pneus de cada município. Outras cidades da região estão procurando a agência visando o mesmo objetivo, dar destinação correta aos pneus inservíveis.

Desde sua criação, o ECOPONTO de Ubá já deu destinação correta a aproximadamente 180 mil pneus que estariam degradando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da comunidade em geral. Através de novas parcerias, o ECOPONTO recolhe, em média, 25 toneladas/mês de pneus inservíveis, preservando assim o meio ambiente.

Ecoponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *